Os Canais (Meridianos) no Nei Jing Parte II
Ler Parte I
O sangue e o qì, recebem conjuntamente o nome de espírito, sendo os vasos uma das suas residências.
“O sangue e o qì são o espírito humano”
(Su Wen capítulo 26 “Discussão das 8 retidões e a luminosidade do espírito”)
“O coração armazena os vasos e os vasos contêm o espírito”
(Ling Shu capítulo 8 “A raiz do espírito”)
O Nei Jing indica que os canais não são visíveis na superfície do corpo, mas após dissecação dum cadáver sim podemos observa-los e até medi-los.
O mesmo texto refere que nos vasos existe outra estrutura circulatória visível, os colaterais (Luo).
“Os 12 vasos dos canais circulam ocultos entre as divisões dos músculos,
são profundos e não são visíveis”
(Ling Shu capítulo 10 “Os vasos dos canais”)
“Um morto pode ser dissecado para inspeciona-lo
[observando] a firmeza e fragilidade dos seus armazéns,
o tamanho dos seus palácios,
a quantidade de cereais [que podem conter],
o cumprimento dos seus vasos e o puro e o turvo do sangue”
(Ling Shu capítulo 12 “A água dos canais”)
“Os vasos dos canais, normalmente não podem ser observados,
mas usando a abertura do qì podemos conhecer o seu vazio e a sua plenitude.
O visível dos vasos, são os diferentes vasos dos colaterais”
(Ling Shu capítulo 10 “Os vasos dos canais”)
Os canais são estruturas importantíssimas na nossa fisiologia, por isto o capítulo 10 do Ling Shu diz:
“Os vasos dos canais são o que determina a morte e a vida,
o local de centenas de doenças,
o que regula o vazio e a plenitude.
Deve compreende-los!”
Os canais e colaterais têm várias funções fisiológicas. Nutrem e conectam as diferentes estruturas internas do corpo, tais como os órgãos internos com os tecidos na superfície do corpo. Também servem de mecanismo de defesa e permitem o aquecimento do corpo, entre muitas outras funções.
Em resumo, são grandes vias de comunicação dentro do próprio organismo e entre o organismo e a natureza, permitindo a adaptação do ser humano aos 6 qi da natureza e aos 5 ciclos do céu.
“Os 12 vasos dos canais,
no interior unem-se aos armazéns e palácios
e no exterior enlaçam-se com as secções das extremidades”
(Ling Shu Capítulo 33 “Discussão dos mares”)
“Os 12 vasos dos canais,
são a razão pela qual os 5 armazéns e os 6 palácios
respondem ao Caminho do céu”
(Ling Shu Capítulo 11 “As divergências dos canais”)
十二經脈者此五藏六府之所以應天道
A teoria dos canais e colaterais é extremamente profunda. Explica a comunicação do ser humano com a natureza, e a forma em que o nosso corpo muda consoante as mudanças (bian) e as transformações (hua) dos 6 qi do céu.
A teoria dos canais e colaterais, consegue ainda explicar as relações entre as emoções geradas nos órgãos internos e expressadas através do nosso corpo.
Todos estes princípios aparentemente fragmentados, reúnem-se no que alguns médicos da antiguidade chamaram “movimento circular” ou “medicina circular”. Podendo ser explicados através do Tai Ji Tu.
Este sistema é formidável e muito belo, permitindo que cada doença seja analisada segundo o diagrama do Tai Ji. No futuro falarei deste aspecto.
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