Tai Chi Chuan - Saúde Física e Mental

Aulas de Taijiquan 太極拳

“Encontrar a quietude no movimento

e o movimento na quietude.”

Formadores

Xavier Lagareiro

Sónia Ribeirinho

Horário 

     Quinta-Feira  19h - 20h30

     Sábado  9h - 10h30

    

InformaçõesInfo@zuikookan.pt

Excluído o mês de Agosto.​ 

 

* Pessoal e intransmissível com validade de 3 meses.

Missão

O IEETC tem a missão de transmitir da forma mais pura e profunda o legado do Taijiquan, que tem sido entregue de geração em geração. Seguindo a linha directa do 11º Guardião do Estilo da Família Chen, o Grande Mestre Chen Xiaowang (9º Duan CWA), máxima autoridade mundial do estilo, o nosso instituto pode garantir a cada estudante o conhecimento herdado da fonte original.
 

O Taijiquan (Tai chi chuan) é uma das artes marciais internas de China. Isto significa que se fundamenta no desenvolvimento do Qì (energia vital) interno através do trabalho coordenado do corpo físico (essência ou Jing), do Qì interno e do espírito (Shén) do praticante.

O método de ensino do Taijiquan tem sido transmitido através de gerações directamente de mestre a discípulo. Num trabalho árduo que enfatiza a correcção postural e a correcção dos movimentos, combinando uma respiração apropriada e um estado mental que permitam conduzir o qì ao Dantianinferior (centro de transformação e acumulação de qì no baixo abdómen) e que cada parte do corpo possa comunicar-se naturalmente com o Dantian.

Taijiquan e Saúde
“O livre fluxo do qì (energia vital) é garantia de saúde,
a obstrução é a raiz das doenças”

 

No que respeita a saúde física, energética, mental e espiritual, se o qì for abundante e circular livremente, então cada tecido será fornecido com qì e nutrido adequadamente, preservando assim todas as actividades vitais. Frequentemente aparecem nos meios de comunicação novos estudos dos benefícios do Taijiquan na prevenção de diferentes doenças ou no tratamento de algumas doenças, mas o certo é que o Taijiquan influi favoravelmente em cada aspecto da saúde humana, devido a sua ação direta no Qì. Foi o que o médico chinês Zhu Zhenheng referiu na sua obra "Danxi Xinfa" do ano 1347: "se o qì e o sangue são vigorosos e harmoniosos, então as 10.000 doenças não se gerarão" 

Arte Marcial

“Firme como uma montanha, fluido como um rio”

Do ponto de vista marcial, uma postura e movimentos corretos permitem que o qì se acumule e circule fluidamente pelo corpo, impregnando cada articulação, músculo e tecido. O movimento normal do qì, permite também que este não perturbe o espírito, produzindo um estado de alerta coordenado com a tranquilidade mental e espiritual. Este estado mental permite que a intenção seja poderosa para guiar com vigor o qì no momento de emiti-lo externamente enchendo os quatro membros ou alcançando o extremo das armas no combate. 

Estrutura de Treino
Treino de Fundamentos: que permite ao praticante desenvolver as habilidades básicas que servirão de fundamento para os trabalhos avançados. Inclui: o "treino de estar de pé como uma estaca" (Zhan zhuang); o "treino de fiar seda" (Chan si gong); o cultivo da energia interna (Nei gong) através de diferentes exercícios; os movimentos e conceitos teóricos fundamentais da alquimia interna.

Treino dos Caminhos ou Formas de Punho: é o treino de sequências de movimentos (tao lu) desenvolvidas pelos mestres do passado e actuais e preservados como uma rica fonte de conhecimentos marciais e úteis no desenvolvimento e progressão das habilidades fundamentais. O treino de formas se divide em o treino das formas da "Estrutura Antiga" (Lao jia), o treino da "Estrutura Nova" (Xin jia) e o treino das formas de introdução (19 e 38 movimentos).

Treino dos Caminhos ou Formas de Armas: é o treino de sequências de movimentos (tao lu) desenvolvidas pelos mestres do passado utilizando diferentes armas tradicionais. O treino de formas de armas se divide em muitos tipos. Inclui: sabre e espada; lança e alabarda; duplo sabre e espada; maças (garrotes curtos) duplas, garrote longo, garrote de 2 secções longo e curto, etc.

Treino de Empurrar com as Mãos (Tui shou): é o treino de sequências de movimentos definidos e livres entre dois praticantes. O método, tradicionalmente conhecido como "empurrar com as mãos" inclui uma grande quantidade de exercícios que permitem desenvolver as habilidades marciais e aprofundar o conhecimento dos princípios básicos.  Inclui: empurrar com uma ou duas mãos de forma estática ou caminhando; capturar e agarrar (Qin na); ataque a pontos vitais (Dian xue) e diferentes métodos de combate . 
 

Larry Ibarra Fredes (6º Duan CWA), discípulo directo e representante do GM Chen Xiaowang, com experiência em artes marciais desde 1987.  

DOCENTES            PARCERIAS            CONTACTOS

  • Grey Blogger Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon