Formas de Tai Chi Chuan 

da família Chen

 Estátua de Chen Wanting no "Templo Ancestral do Tai Ji Quan" (Taijiquan zuci) da família Chen, na aldeia de Chen Jia Gou, local de origem do Taijiquan.

Taijiquan da família Chen possui uma longa tradição que se remonta até a dinastia Ming 明 (1368 - 1644). Durante os últimos anos deste período dinástico, o militar Chen Wanting, 9ª geração da família Chen, criou o Taijiquan (Tai chi chuan).

Chen Wanting, com uma profunda experiência marcial, combinou o conhecimento da teoria de canais e colaterais da medicina chinesa, com as técnicas de Tuna (técnicas respiratórias) e Daoyin (técnicas de guiar mentalmente o fluxo do qì (energia), com os métodos Daoistas descritos no texto clássico "Huang Ting Jing" (Cânone da Corte Amarela), com a teoria de yin e yang e com as artes marciais da sua família (Boxeo do Punho Vermelho) e outras artes marciais criando a arte do "TAI JI QUAN" (Tai chi chuan).

 

Inicialmente, Chen Wanting criou um total de 7 Formas, 5 Formas pequenas de Punho (incluindo as 13 posturas), 1 forma longa de 108 Movimentos e 1 forma de Paochui. Também desenvolveu o Tui shou (empurrar com as mãos) e diferentes formas de armas de uma ou duas pessoas.

 

Entre os séculos XVIII e XIX, o Chen Changxing da 14ª geração, resumiu as formas criadas por Chen Wanting em 2 formas. Este resumo é conhecido como "Estrutura Antiga" (老架 Laojia), composto pela "Primeira Forma" (一路 Yilu) e a "Segunda Forma" (二路 Erlu), também conhecida como "Punho de Canhão" (炮捶 Paochui).

Na primeira metade do século XX, Chen Fake da 17ª geração, avançou mais um passo na evolução do Taijiquan, modificando a "Estrutura Antiga" (Laojia) para criar a "Estrutura Nova" (新架 Xinjia), composta também por uma "Primeira Forma" e uma "Segunda Forma" ou "Punho de Canhão". 

Mestre Chen Fake, demonstrando o movimento

"O Dragão verde sai da água" (Qinglong Chushui)

Estátua do Mestre Chen Chanxing entregando o conhecimento do Taijiquan ao seu estudante Yang Fukui (Yáng Luchan) quem ganhou fama de "Invencível" lutando com o estilo Chen de Taijiquan, posteriormente criou o estilo Yang de Taijiquan.

Na actualidade, o Taijiquan continua o seu processo de enriquecimento através do trabalho dos Mestres modernos.

 

O Mestre Chen Xiaowang da 19ª geração e Guardião do Estilo (actual líder o Taijiquan da família Chen) tem criado 3 formas que servem de introdução ao aprendizagem das Estruturas Antiga (Laojia) e Nova (Xinjia), são a Forma de 9 Movimentos, a Forma de 19 Movimentos e a Forma de 38 Movimentos. O Taijiquan (Tai chi chuan) da família Chen, possui um vasto repertório de formas de punho e armas, constituindo um sistema marcial completo.

Algumas das formas características do sistema são:

 

 

(Clique para visualizar os nomes dos movimentos das Formas)

Grande Mestre Chen Xiaowang demonstrando o movimento "O Pardal [Apanha] a Minhoca" (Que Dilong)

 

DOCENTES            PARCERIAS            CONTACTOS

  • Grey Blogger Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon