Farmacopeia da Medicina Chinesa
A Farmacopeia de Medicina Chinesa é um dos maiores ramos da terapêutica da Medicina Chinesa.
Apesar de ser popularmente conhecida como "Fitoterapia" no ocidente, é importante referir que esta não é a denominação adequada, pois as Prescrições de Farmacopeia Chinesa não incluem unicamente ingredientes de origem vegetal, mas também outros de origem mineral e animal.
O Estudo da Farmacopeia Chinesa, divide-se em diferentes áreas:
-
Estudo dos diferentes ingredientes farmacêuticos chineses. Isto corresponde à cadeira de Farmacopeia de Medicina Chinesa do curso de MTC (que no nosso instituto ocupa 300 horas de estudo). Em chinês esta cadeira recebe o nome de Zhōng yào xué, que significa "estudo dos medicamentos chineses". Nesta cadeira, estudam-se as características e propriedades dos diferentes ingredientes; os diferentes processos de preparação de cada um deles, conhecidos como páo zhì; os estudos modernos dos medicamentos; as compatibilidades e as suas formas de combinação.
-
Estudo de como criar prescrições utilizando a Farmacopeia Chinesa. Corresponde à cadeira de Prescrições ou Fórmulas de Medicina Chinesa do curso de MTC (que no nosso instituto ocupa 400 horas de estudo). Em chinês chama-se Fāng jì xué que significa "estudo da preparação das prescrições". Nesta cadeira os estudantes analisam mais profundamente as formas de combinar os ingredientes de forma flexível para adapta-los a cada condição única. Também é estudado um grande grupo de Fórmulas ou Prescrições de amplo uso no trabalho clínico, divididas por categorias. É também aqui que os estudantes aprendem as diferentes formas de preparação para fazer decocções, pomadas, emplastros, óleos, tinturas, pílulas, supositórios, etc.
-
Estudo da literatura médica clássica. Corresponde ao estudo de antigas obras literárias de Medicina Chinesa, que refletem a experiência prática dos melhores médicos da China, acumulada e refinada após décadas de trabalho clínico. O facto do estilo de escrita clássica chinesa utilizar muitas imagens da natureza ou metáforas, tem criado a sensação de serem de natureza pouco prática. No entanto, uma análise do conteúdo destas obras, deixa entrever uma tremenda riqueza prática para o nosso trabalho clínico.
Alguns textos de estudo obrigatório nas Universidades Chinesas (algumas são cadeiras) são:
-
"Estratégias Essenciais do Cofre Dourado" (Jīn guì yào lüè). Dr. Zhang Zhongjing da dinastia Hàndo Este.
-
"Discussão da Lesão por Frio" (Shāng hán lùn). Dr. Zhang Zhongjing da dinastia Hàn do Este.
Outros textos de extrema importância são:
-
"O Cânone de Raízes e Ervas de Shénnóng" (Shén nóng běn cǎo jīng). Anónimo, provavelmente escrito antes da dinastia Hàn do Este.
-
"Nova Revisão das Raízes e Ervas" (Xīn xiū běn cǎo). Dr. Lǐ Jì da dinastia Táng.
-
"Compilação de Comentários do Cânone de Raízes e Ervas" (Běn cǎo jīng jí zhù). Dr. Táo Hóngjǐng da dinastia Liáng.
-
"Resumo Detalhado de Raízes e Ervas" (Běn cǎo gāng mù). Dr. Lǐ Shízhēn da dinastia Míng.
-
...e um lista de algumas centenas de outros textos.