Porquê Treinar Qi Gong (Chi Kung) de Manhã?

Porquê a essa hora?

 

É muito fácil responder que os antigos e no oriente praticam de manhã bem cedo, antes de irem trabalhar, nos parques e jardins e tradicionalmente é esse o costume. Mas a pergunta feita por um colega de Medicina Chinesa suscitou tanto de interesse como de curiosidade, e então á procura de respostas antigas e atuais deparamos com aspetos nos mais variados campos internos e externos:

 

A Mente encontra-se mais Quieta:

 

A prática do Qigong é uma oportunidade para conhecer a mente inquieta e experienciar o vasto, pacifico silêncio que existe profundamente no nosso interior. Este estado é mais difícil ser atingido uma vez começado o ritmo do dia-a-dia e a mente se encontre ocupada com o corre-corre da vida diária.

No início da manhã, a mente ainda não está ocupada com problemas do dia e, portanto, é naturalmente silenciada. Neste momento a Luminosidade do Espírito reconhece e modifica os padrões psico-emocionais mais facilmente, para de seguida, através da capacidade da neuroplasticidade, estabelecer novas e renovadas conexões neuronais capazes reinventar-nos e de facilitar-nos a harmonia entre corpo-espírito.

 

Maior Quantidade e Qualidade de Qi:

 

É irrefutável a frescura do ar quando saímos á rua durante as primeiras horas da manhã, mas desde o ponto de vista do praticante de Qigong , o ar matinal oferece as maiores quantidades de energia yang jovem proveniente da energia do ar.

O Qi (Prana, Ki, bioeletricidade) é a força vital está presente em tudo e em todo. È a energia subtil que promove saúde e vitalidade. Praticar durante as primeiras horas do dia, dá-nos acesso a esta fonte inesgotável de energia e permite-nos beneficiar deste precioso presente. 

O ar matinal, tal como o ar da montanha, está abundantemente carregado de iões negativos capazes de aumentar a presença de nutrientes no sangue, produzir mais energia para regular o funcionamento orgânico, fortalecer o sistema defensivo, melhorar a capacidade da mente e aumentar a longevidade.

 

Menos Hipóteses de Interrupções:

 

A chave de uma prática meditativa bem direcionada é a diligência. É de longe o aspeto mais difícil de conseguir na prática pessoal e sem uma prática consistente, os vastos benefícios apenas serão vislumbrados mas dificilmente experienciados.

Praticar bem cedo pela manhã reduz substancialmente as hipóteses de interrupções à prática diária. Ao longo do dia surgem inúmeros fatores e acontecimentos que dificultam o ritmo de uma prática constante e eficaz.  

É fácil predizer as primeiras atividades diárias com mais naturalidade que durante o resto do dia. Assim sendo, estabelecer um momento para a prática meditativa antes dos acontecimentos incertos do dia-a-dia é uma sábia decisão. É sem dúvida a melhor estratégia para aprender a mudar a mente preocupada, volátil e sem presença que arruína a nossa vida (Mente de Macaco).

 

Os Raios de Sol são mais Benéficos:

 

De acordo com a sabedoria dos antigos mestres, os raios de sol do amanhecer criam um ambiente mais efetivo para o cultivo da introspeção e autoconhecimento.

O estado meditativo surge naturalmente a estas horas e é simplesmente mais efetivo que o conseguido mais tarde durante as restantes horas do dia. Os raios solares matinais impulsionam o corpo a funcionar desde o nivel bioquimico, regular o ritmo do sono, promover a resistência a doenças autoimunes e do foro psiquico .

Porquê não aproveitar a vantagem oferecida pelos ritmos circadianos naturais e planear a prática para este momento?

 

Criar um Estado Meditativo para Todo Dia:

 

Praticando às primeiras horas do dia, inspiras-te a permanecer num estado meditativo de atenção plena através da jornada diária. Começar o dia desta forma, serve de um precioso lembrete do magnífico que é o corpo-mente e este recordatório irá ajudar-te ao largo do dia de forma que será mais forte o domínio através do espirito.

O espírito calmo, concentrado e claro pode mais facilmente conduzir o corpo através dos sinuosos caminhos que a vida nos leva a percorrer neste nosso mundo humano.

 

Como a diligência é a força necessária para atingir o que mais almejamos, a prática constante do Qigong leva-nos invariavelmente ao encontro da essência-espirito. Com a prática continuada consegue-se tudo e é melhor praticar em qualquer momento do dia que não fazer nada.

 

Se a pratica pela manhã bem cedo for impossível, estabelece-se um horário durante o dia ou ao entardecer que possa ter a continuidade diária necessária. Ao final do dia a mente estará mais dispersa e algumas pessoas terão mais dificuldade de centrar-se em si próprias mas os efeitos serão sempre positivos. Também serve para desconectar da azáfama e dispersar a tensão corporal e a ansiedade.

 

O caminho da saúde e da larga vida levar-nos-á certamente ao topo da montanha.

 

Américo Filipe

DOCENTES            PARCERIAS            CONTACTOS

  • Grey Blogger Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon