Sun Simiao e o Caminho da Medicina [Chinesa] - I

O Grande Médico Sun Simiao da dinastia Tang, na sua obra "Prescrições Importantes [Valiosas Como] Mil Peças de Ouro para Emergências" (Bei ji qian jin yao fang) do ano 652 da nossa era, fala-nos da forma como era levado a cabo o estudo da medicina na antiguidade.

 

A sua visão reflecte a necessidade da compreensão da natureza e do ser humano para poder exercer a medicina sem obstáculos.

 

論大醫習業第一

凡欲為大醫必須諳《素問》《甲乙》《黃帝針經》明堂流注十二經脈三部九候五臟六腑表裡孔穴本草藥對張仲景王叔和阮河南范東陽張苗靳邵等諸部經方又須妙解陰陽祿命諸家相法及灼龜五兆《周易》六壬並須精熟如此乃得為大醫若不爾者如無目夜游動致顛殞次須熟讀此方尋思妙理留意鑽研始可與言於醫道者矣又須涉獵群書何者若不讀五經不知有仁義之道不讀三史不知有古今之事不讀諸子睹事則不能默而識之不讀《內經》則不知有慈悲喜舍之德不讀《庄》《老》不能任真體運則吉凶拘忌觸涂而生至於五行休王七耀天文並須探賾若能具而學之則於醫道無所滯礙盡善盡美矣

 

1º. Discussão de como deve Agir um Grande Médico no Estudo e na Prática

 

            Todo aquele que deseja ser um grande médico deverá estar familiarizado com [os textos] "Perguntas Elementares", "Jiǎyǐ", o "Cânone de Acupunctura do Imperador Amarelo" e o "Fluxo e Concentração do Salão Luminoso". [Também] deverá estar familiarizado com as teorias] dos 12 vasos dos canais; das 3 regiões e os 9 indicadores; dos 5 órgãos armazéns e os 6 órgãos palácios; do externo e o interno; das cavidades e ter experiência nas raizes e ervas medicinais e em todas as secções das prescrições dos Cânones de Zhang Zhongjing, Wang ShuheRuan HenanFan DongyangZhang MiaoJin Shao, etc.

 

            Também deverá ser hábil na compreensão da fortuna e o destino segundo yin e yáng; nas várias escolas dos métodos de [interpretação] das aparências; nos 5 símbolos das [carapaças] queimadas de tartarugas; nos 6 Ren [do texto] "Zhou yi". Deverá ser proficiente desta forma para conseguir ser um grande médico. Se não for assim, será como se carecesse de olhos ou vagueasse na noite e ao agir causará a queda e a morte. A seguir, deverá estudar com grande atenção estas prescrições, contemplando e ponderando os seus maravilhosos princípios. Só assim poderá falar do caminho da medicina.

 

            Porquê deverá também ler todo tipo de livros? Porque se não lê os 5 Cânones desconhecerá que existe o caminho da benevolência e da justiça. Se não lê as 3 Histórias, desconhecerá os assuntos dos passado e da actualidade. Se não lê os diferentes Mestres, ao analisar os assuntos não poderá compreendê-los silenciosamente. Se não lê o "Cânone Interior", desconhecerá a felicidade da virtude da compaixão. Se não lê a "Zhuang" e a "Lao" será incapaz de dominar e compreender genuinamente os ciclos, ficando restringido pela fortuna e pelo infortúnio no caminho da vida.

 

            Deverá também explorar as subtilezas das pausas e regências dos 5 movimentos e das 7 luminosidades da astronomia.

 

            Se conseguir estudar tudo isto, então o caminho na medicina carecerá de obstáculos e então será perfeito e virtuoso.

 

 

Tradução: Larry Ibarra

(Econtre mais artigos do autor e tradutor aqui!)

DOCENTES            PARCERIAS            CONTACTOS

  • Grey Blogger Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon