As Cinco Artes Tradicionais Chinesas

Wu Shu  五 術

  1. “montanha”- Shan

  2. “medicina”- Yi

  3. “destino” - Ming

  4. “mudanças cíclicas” - Bu

  5. “inspecção” - Xiang

O objetivo final das cinco artes ou disciplinas chinesas, é o desenvolvimento integral do ser humano e a procura duma harmoniosa relação com a envolvente natural e social, possuindo uma íntima relação com as correntes do Daoísmo e do Confucionismo.

 

Shan ⼭ - Montanha:

É o conjunto de disciplinas que advogam o autoconhecimento ou cultivo do coração. Também explora o cultivo do corpo ou essência (Jing), do Qì e do espírito (Shen). Estas disciplinas também são conhecidas como o “cultivo da vida”, sendo na antiguidade o método para atingir a “imortalidade”. Por serem praticadas principalmente em regiões montanhosas (o lugar ideal para absorver a essência do sol e da lua), às vezes o nome “Shan 山” é trocado pelo termo “Xian 仙” (“imortalidade”).

 

Estas práticas incluem aspetos tais como:

 -   A dietética e a preparação de tónicos para fortalecer a saúde e prevenir doenças;

 -   A prática de artes marciais (Tai Ji Quan, Ba Gua, etc.) e de métodos para compreender, fortalecer e regular a energia vital (Qì Gong, Xiu Xin, Nei Gong, etc.);

 -   Práticas de meditação, erudição filosófica e espiritual descritas por sábios da antiguidade, tais como Lao Zi, Zhuang Zi, Kong Zi, etc.

 

Yi 醫 - Medicina:

Refere-se à medicina chinesa. Sendo um dos sistemas mais antigos de estudo do corpo humano, a sua fisiologia e anatomia, mas também analisa as causas, o diagnóstico, o tratamento e a prevenção das doenças do corpo, do qì e do espírito (mente).

Os seus métodos de diagnóstico dividem em quatro categorias: inspeccionar, palpar, interrogar e auscultar/cheirar.

 

Os métodos para enfrentar as desordens de saúde são:

 -  Acupunctura e moxabustão (zhen jiu).

 -  Matéria Médica e Fórmulas (fang ji).

 -  Massagem terapêutica (tui na - zheng gu).

 -  Ginástica terapêutica (qi gong)

 -  Tratamento emocional (ling zhi)

Ming 命 - Destino:

Muitas vezes no ocidente, por falta de um parâmetro melhor, este método tem sido conhecido como astrologia. No entanto, é um estudo do tempo, dos ciclos naturais, e de como o ser humano é afetado por eles.

Os métodos para o cálculo do destino originalmente estavam reservados aos assuntos da família imperial, e assuntos da nação. Com o passar do tempo, o método foi propagando-se na população, gerando diferentes linhas de pensamento ou escolas.

 

Dentro dos métodos mais populares, consideram-se:

 -  Oito caracteres dos quatro pilares (zi ping ba zi)

 -  Zi wei dou shu

 -  Qi zheng si yu

 -  Tie ban shen shu

 -  Xing ming, etc.

 

Bu ⼘ - Mudanças cíclicas (predição):

Considera-se o método mais antigo da China para estabelecer o resultado afortunado ou desafortunado dum evento. A base do método está no estudo profundo das mudanças cíclicas da natureza, expressadas na linguagem de yin e yang e no conceito de união do céu, da terra e da humanidade. A prática deste método permite decifrar em que ponto do ciclo se encontra um evento.

No passado, a predição foi feita através das carapaças de tartaruga e em escápulas de animais. Com o passar do tempo, desenvolveram-se os métodos das 50 varas e das moedas. Existem ainda diferentes sistemas de predição, destacando-se o método dos princípios da mudanças (yi) e dos trigramas (gua), Qi Men Dun Jia, Liu Ren, Tai Yi Shen Shu.

O método principal é o Yi Jing (I Ching), que se fundamenta nos 8 símbolos e onde cada um deles representa um padrão natural. A combinação dos 8 símbolos, resulta em 64 símbolos (gua), que refletem mudanças naturais mais complexas. Contudo, existem diversas formas de aplicar o Yi Jing: adivinhação do rei Wen, Mei Hua Yi Shu, Niao Gua, etc.

Xiang 相 - Inspeção:

Este método considera que através da análise das formas físicas tangíveis, pode deduzir-se a sua estrutura interior. Observando o exterior do corpo humano, pode deduzir-se o interior, incluindo a personalidade, tendências no comportamento e o afortunado e o desafortunado numa vida. É comum encontrar estes dois termos em conjunto uma vez que, através da inspecção pode conhecer-se o destino de um indivíduo.

O método divide-se em inspecção humana (xiang ren) e em inspecção do espaço ou Feng Shui. A inspecção humana, divide-se principalmente, em inspecção da face e na inspecção da palma. A inspecção no Feng Shui divide-se em inspecção das casas yang (xiang zhai) e inspecção das casas yin (xiang mu).

DOCENTES            PARCERIAS            CONTACTOS

  • Grey Blogger Icon
  • Grey Facebook Icon
  • Grey YouTube Icon