top of page

BLOG BILINGUE

Sun Si Miao: "Discussão de como deve Agir um Grande Médico no Estudo e na Prática"


Sun Simiao (dinastia Tang), conhecido na Medicina Chinesa como o “Imperador dos Medicamentos”, explica no seu livro “Prescrições Importantes [Valiosas Como] Mil Peças de Ouro para Emergências” (Bei ji qian jin yao fang) do ano 652 A.D. o que é preciso para ser um bom médico na medicina chinesa.


A sua visão reflecte a necessidade da compreensão profunda da natureza e do ser humano para poder exercer a medicina sem obstáculos.


Vale a pena referir que Sun Simiao, também é referido por alguns ocidentais como o “Hipócrates da Medicina Chinesa”, devido ao seu impecável caracter moral e ético.


Todo aquele que deseja ser um grande médico deverá estar familiarizado com [os textos] "Perguntas Elementares“, com o [texto] “Jiǎ Yǐ“, com o “Cânone de Acupunctura do Imperador Amarelo” e com o “Fluxo e Concentração do Salão Luminoso".


[Também] deverá estar familiarizado com as teorias] dos 12 vasos dos canais; das 3 regiões e os 9 indicadores; dos 5 órgãos armazéns e os 6 órgãos palácios; do externo e o interno; das cavidades e ter experiência nas raízes e ervas medicinais e em todas as secções das prescrições dos Cânones de Zhang Zhongjing, Wang Shuhe, Ruan Henan, Fan Dongyang, Zhang Miao, Jin Shao, etc.


Também deverá ser hábil na compreensão da fortuna e o destino segundo yin e yáng; nas várias escolas dos métodos de [inspecção] das aparências; nos 5 símbolos das [carapaças] queimadas de tartarugas; nos 6 Ren [do texto] “Zhou yi“.


Deverá ser proficiente desta forma para conseguir ser um grande médico. Se não for assim, será como se carecesse de olhos ou vagueasse na noite e ao agir causará a queda e a morte.

De seguida, deverá estudar com grande atenção estas prescrições, contemplando e ponderando os seus maravilhosos princípios. Só assim poderá falar do caminho da medicina.


Porquê deverá também ler todo tipo de livros?


Porque se não lê os 5 Cânones desconhecerá que existe o caminho da benevolência e da justiça.


Se não lê as 3 Histórias, desconhecerá os assuntos dos passado e da actualidade.


Se não lê os diferentes Mestres, ao analisar os assuntos não poderá compreendê-los

silenciosamente.


Se não lê o “Cânone Interior“, desconhecerá a felicidade da virtude da compaixão.


Se não lê a “Zhuang” e a “Lao” será incapaz de dominar e compreender genuinamente os ciclos, ficando restringido pela fortuna e pelo infortúnio no caminho da vida.


Deverá também explorar as subtilezas das pausas e regências dos 5 movimentos e das 7 luminosidades da astronomia.


Se conseguir estudar isto tudo, então o caminho na medicina carecerá de obstáculos e então será perfeito e virtuoso”.


Archive
Search By Tags
Follow Us
  • IEETC Facebook
  • IEETC YouTube
  • IEETC Google+
bottom of page