top of page

BLOG BILINGUE

A Teoria do Assento e da Frente na Medicina Chinesa

Caros amigos, no primeiro Seminário de Moxabustão, mencionei superficialmente o princípio da frente e do assento na Acupunctura e Moxabustão.

Os estudantes com conhecimento da disciplina do Feng Shui, poderão estar familiarizados com este conceito, devido a que nessa arte, a direção que a casa está a enfrentar recebe o nome de "frente" (Xiang) e a parte contrária à frente da casa, recebe o nome de "assento" (Zuo).

Quando aplicamos este conceito a um ser humano, a direção que a pessoa enfrenta com o abdómen (quando sentado) considera-se a "frente" e o "assento" é a direção nas costas da pessoa.

Na atualidade este princípio não é considerado pela grande maioria dos praticantes de medicina chinesa, sendo aprensentado aqui, como uma curiosidade e/ou como material de investigação.

O princípio aparece em dois textos médicos chineses, o texto "A Porta de Entrada à Medicina" (Yi Xue Ru Men) e no manual de medicina da Academia Imperial de Medicina da dinastia Qing, "O Espelho Dourado da Medicina" (Yi Zong Jin Jian).

No texto "A Porta de Entrada à Medicina", explica que no tratamento o doente deve sentar-se virado de costas para a direção relacionada com a estação do ano em que o tratamento está a ser levado a cabo.

As direções associadas às estações do ano são as seguintes:

Primavera: direção Este, nos meses Yin, Mao e Chen.

Verão: direção Sul, nos meses Si, Wu e Wei.

Outono: direção Oeste, nos meses Shen, You e Xu.

Inverno: direção Norte, nos meses Hai, Zi e Chou.

Por exemplo, se o tratamento for levado a cabo durante os meses de inverno, o doente deveria sentar-se de costas para a direção Norte.

No entanto, o texto "O Espelho Dourado da Medicina", uma das obras mais importantes e completas de medicina chinesa dos últimos séculos, rejeita a visão do texto anterior, indicando que o doente deve enfrentar com o abdómen a direção associada à estação do tratamento.

Este último ponto, tem correspondência com a teoria de receber o qì da natureza no nosso corpo, apoiada pelo Qi Gong.

De seguida, traduzo os versos correspondentes do "Método do Coração da Punctura e a Moxabustão". Estes versos explicam a teoria antes referida e incluem os comentários escritos pelo próprio autor do texto, o médico Wu Qian e a sua equipa de editores.

Versos do Assento e da Frente [ao aplicar] Agulhas e Moxa

segundo as Quatro Estações

四季針灸坐向歌

Na teoria do assento e da frente nas 4 estações [na aplicação] das agulhas e a moxa

O adequado é seguir a concordância natural com as 4 estações

Enfrentar o Este, o Sul, o Oeste, o Norte e as quatro uniões

É receber o qì vital fundamentando-se no céu

四季針灸坐向理

宜從四季順自然

東南西北四維向

以迎生氣本乎天

Comentários:

O assento e a frente [ao aplicar] agulhas e moxa, é um princípio de prevenção e [do que deve] evitar.

No texto “A Porta de Entrada à Medicina” diz: “na primavera, sentado no Este e enfrentado o Oeste, no verão sentado no Sul e enfrentando o Norte, no outono sentado para o oeste e enfrentando o Este e no inverno sentado para Norte e enfrentando o Sul”. Nas 4 estações, as costas devem enfrentar sempre o qì de nascimento... isto não pode ser uma lei.

O apropriado é que na primavera se enfrente o Este; que no verão se enfrente o Sul; que no outono se enfrente o Oeste e que no inverno se enfrente o Norte.

As quatro terras são prósperas nos meses que enfrentam as quatro uniões. A recepção do qì de nascimento, fundamenta-se nos princípios do céu, sendo concordantes com a natureza.

註針灸坐向避忌之理醫學入門「春坐東向西夏坐南向北秋坐西向東冬坐北中向南」皆背四季生氣之向不可為法宜從春向東夏向南秋向西冬向北四土旺月向四維以迎生氣本乎天理順其自然為是也

Archive
Search By Tags
Follow Us
  • IEETC Facebook
  • IEETC YouTube
  • IEETC Google+
bottom of page